Instalando uma Custom Rom no LG P500



O que é uma Custom ROM?

A Google não desenvolveu o Android pensando exclusivamente no LG P500 ou em nenhum outro aparelho específico. Os recursos são universais e cada aparelho terá um desempenho diferente quando contrastar seu hardware com a firmware Android que usa, no caso do p500h, a firmware é a Android Froyo 2.2.1

É aí que entram os desenvolvedores. O sistema operacional (OS) Iphone não disponibilizou seus códigos de programação para que outros desenvolvedores pudessem alterar e/ou otimizar o desempenho dos seus aparelhos, que no caso, são do proprio desenvolvedor, a Apple. No caso da Google, ela não produz celulares ou smartphones, apenas desenvolve o software que eles utilizam e preferiu deixar seus códigos abertos para que outros desenvolvedores pudessem "otimizar" o desempenho de modelo para modelo.

Uma Custom Rom é o resultado final desse trabalho dos desenvolvedores, otimizando o desempenho, removendo arquivos de sistema desnecessários e aumentando a velocidade de processamento de dados. Algumas coisas que vem no Android não tem utilidade para o P500 como programas e arquivos para flash, por exemplo, já que o LG Optimus One é limitado por hardware a não rodar videos e programas em flash. Tudo isso resulta numa melhoria notável em todos os sentidos.

Como instalar uma Custom Rom no LG P500?

Antes de instalar sua primeira custom rom, sugiro que voce leia ESSE TEXTO.
Você já deve ter Acesso Root e Custom Recovery antes de instalar sua Custom Rom. Você tambem precisará ter feito backup dos seus aplicativos e da Firmware Original se não quiser perdê-los, já que na instalação da Custom Rom todos eles serão apagados no passo 3.

Atenção:

Após a recente atualização para Firmware no P500 você deve ficar atento ao seguinte:


Não é possivel instalar uma custom Rom baseada na versão 2.2 se você já tiver uma versão 2.3 e vice-versa. Existe um arquivo de sistema chamado "baseband" que é diferente entre as versões. Se tiver uma versão de Android 2.3.3 instale uma custom Rom baseada nela e assim tambem funciona para Froyo (2.2.1)

Fazendo Backup da ROM Original:


O Backup da firmware original deve ser feito através da Custom Recovery ainda antes de particionar o cartão de memória. Com ela aberta, entre no menu "backup/restore" e selecione a opção "nand backup + android secure" depois aperte o botão menu para confirmar. Espere o processo ser concluido. Depois entre no menu USB Toggle e note que foi criada uma pasta chamada "nand". Copie-a para o seu PC pois essa é a sua Firmware (ROM) Original.

Se um dia você quiser restaurá-la, basta movê-la para a raíz do cartão de meória, entrar novamente no menu da Recovery, em "backup/restore" e selecione "nand restore". Será mostrada a pasta da sua ROM Original, apenas vá confirmando e espere o processo de restauração. Detalhe, ela será restaurada de acordo com as ultimas configurações que você fez, inclusive com os apps que estavam presentes quando você a usou pela última vez. Se você quiser voltar com ela do "zero", após resintalada, vá nas configurações  e em privacidade selecione e confirme "restaurar dados de fabrica".

Instalando a Custom ROM no P500:

1° - Faça o download da sua Custom Rom escolhida. Existe uma lista com as principais Custom Roms para LG P500 na guia do Blog.

2° - Ligue seu P500 em modo Recovery apertando os botões Power + Volume menos + Home.

3° - Atraves dos botoes Volume +/- entre no menu Wipe e com o botão "menu" do P500 clique e confirme em:

"wipe data"
"wipe cache"
"wipe dalvik cache"

4° - Vamos criar uma partição no seu cartão de memória: entre no menu "partition sdcard" e configure assim:

swap: 0mb
ext2:512mb

Aperte o botão "menu" para confirmar.
Depois vamos transferir a partição ext2 para ext3, e para ext4.

Clique em "convert ext2 - ext3" e confirme.
Clique em "convert ext3 - ext4" e confirme.

Você terá criado uma partição de 512 mb (para salvar aplicativos) no seu cartão de memória. Essa partição não estará acessível para voce por segurança e será tratada pelo Android como uma extensão da memória interna. O nome da sua partição é "ext4". Quando entrar no menu - configurações - armazenamento USB - você verá que estarão faltando 512Mb do espaço original do seu SD.

5° - Plugue seu P500 no PC e entre no menu USB-Ms toggle da custom recovery e confirme. O seu PC irá reconhecer o P500.

6° - Copie o arquivo zipado da Custom Rom que você baixou do seu PC para o cartão de memória do P500 sem extrair.

7° - Após a cópia do arquivo, clique com o botão direito do mouse no ícone da barra de tarefas do seu PC e selecione "remover hardware com segurança".

8° - Aperte o botão menu do P500 para desativar o USB Toggle e depois aperte o botão "voltar".

9° - Entre no menu "flash zip from sd card" da Recovery e escolha o arquivo da Rom que você transferiu clicando sobre ele.

10° - Confirme apertando o botão "menu" do P500 e aguarde pela instalação da ROM.

11° - Selecione "Reboot System Now" no menu Recovery e aguarde seu aparelho reiniciar já com a nova ROM.


Pronto, agora você tem uma Custom ROM instalada no seu P500.


Observação: 
Cada Custom Rom tem suas peculiaridades, por isso eu forneço o link para a página do desenvolvedor e não o link direto para download, exatamente para que você se intere com os procedimentos deles. 
Muitos procedimentos vão variando a medida em que eles vão atualizando as Roms e kernels, alguns exigem uma instalação de add-ons logo após a instalação da ROM, outros já detalham os "bugs" conhecidos, outros fornecem "pacotes" de apps essenciais que foram removidos, etc. 
Leia com atenção as instruções do desenvolvedor, use o google tradutor se necessário, enfim, dê seus pulos...

70 comentários:

  1. IXI TA TARDE DE MAIS NUM DA MAIS PRA MIM, MAIS SEGUI ROOT DEU CERTO, CUSTOM RECOVERY DEU CERTO TB FIZ BACKUP MIAS ESSA PARTE DE CUSTOM ROM NAO DEU CERTO EU ACHO, POIS O P500 AGORA LIGA APARECI LG E TAL E INICIA O CYANOGEN MOD 7 Q EU ESCOLHI E BAIXEI E PASSEI E BLA BLA BLA POREM ELE PARA AI E SO FICA A IMAGEM DO BONECO D SKATE E ASSIM MESMO? OU TINHA Q LIGAR TOTALMENTE E APARECER MENU ETC ETAL? AJUDA AE JA VOU DURMI AMANHA VJO RESPOSTAS E TENTO SANAR O PROBLEMA EU ACHO...

    ResponderExcluir
  2. Milindo

    Cada Custom ROM tem suas peculiaridades para instalação, por isso eu passo a página do desenvolvedor, não do download direto, para que os usuários se interem com os procedimentos do desenvolvedor. Existe um alerta enorme na página da CyanogenMod avisando que há uma possibilidade de ficar preso no boot (bug) e que se isso ocorrer é necessário fazer o flash zip de um arquivo. Porém, esse flash só pode ser feito através de um recovery modificado chamado clockworkmod que nada mais é do que uma alteração da custom recovery que usamos. Voce precisará passar um arquivo pelo flash zip da recovery para transformá-la nesse mod e depois passar o arquivo que resolve o problema do boot.

    Eu vou ver se encontro isso aí, mas não garanto, é bom você ir procurando tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alexandre

      meu p500 nao reconheçe a partiçao como extençao da memoria
      nao sei mais oq fazer ja tentei tudu até parei na "ext2 to ext 3" mas nao reconhece do mesmo jeito uso a ROM gingerblurBV4 kernel nativo e baseada na CM7 a ultima estavel para o p500 alguma dica ?
      desde ja vlw melhor blog do p500 que ja vi parabems..

      Excluir
  3. alexandre meu qrido era tarde e eu fui durmi mais hj cedo antes de ir trabalha consertei com o javali 8, qria mesmo o cyano mais o java ta de bom tamanho vo procurar as informações q vc me passou grato...

    ResponderExcluir
  4. Milindo

    Voce ainda está com a Cyanogenmod guardada? Tente passar esse arquivo via flash zip pela Custom Recovery que você tem aí, logo depois de passar a Rom CyanogenMod para ver se ainda persiste o problema do boot:

    http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=11785758&postcount=557

    Acho que vai funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, no meu eu baxei esse debug, mas ainda não deu jeito...
      ao invés de ficar o boneco com o skate, fica no nome LG..
      ajuda ae por favor!

      Excluir
  5. Olá

    Gostaria de saber se tem como usar o P500 como webcam via USB.
    Grata,
    Gislaine
    (Postei anônimo pq o blogger tá dando pau de novo)

    ResponderExcluir
  6. Gislaine

    Obrigado pela visita.
    Acabo de publicar um tutorial sobre o assunto no Blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me passar o link desse tutorial, por favor?

      Grato

      Excluir
  7. ALEXANDRE MEU KAMARADA VC ESTA DE PARABENS QUALQUER LEIGO CONSEGUI SEGUIR SEUS PASSOS OU QSE NE? RSRS... MAIS VC NUNCA DEIXA DE MÃOS ATADA SEMPRE NO SUPORTE FOI D BOA O CYANO 7 AGORA BAIXEI VARIAS APPS PRO JAVA 8 FIZ BACK INSTALEI CYANO HJ AGORA AGORA E VOU PASSA ALGUMAS APPS PRA ELE FORTE ABRAÇO...

    ResponderExcluir
  8. Milindo

    Opa garoto, valeu pelas palavras, tamo junto.

    Brigadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi alexandre meu nome e brendom eu tenho um celular p500 e eu nao consigo fazer nd ppegar nele (root......) o que eu faço? Fico grato!

      Excluir
  9. seu blog é ótimo parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Rapaz me ajude, quando terminei de instalar a custom devoid + franco.kernel meu celular não pega mais o google google e mais alguns jogos tenho um p500 me ajude!!

    Msn: francisco.alves10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Alexandre

    Aqui vai um tutorial, ainda em inglês, sobre como ter multiplas ROMs no aparelho. Não testei mas acho que pode lhe ser útil:

    http://lifehacker.com/5826050/how-to-dual-boot-multiple-roms-on-your-android-phone

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, cara se puder me ajuda ai, meu p 500 não tem problema algum, to rodando o ginger 2.3.3 oficial pt br que atualizei pelo lg pc suite, já fiz root e custon recovery pelo blog tudo beleza, só que a custon recovery não encherga os arquivo zip no "flash zip from sdcard", como posso turbina-lo com outro kernel? No demais, tudo perfeito, mas gostaria de habilitar o "jit" e poder aumentar um pouco a frequencia da cpu de vez em quando, tem uma luz ai irmão?

    ResponderExcluir
  13. Alguem poderia me ajudar, eu tinha a versao Stock 2.2.1 dai atualizar para a void #forever, mas dai vi que tinha lançado a oficial 2.3.3 e entao atualizei para essa, mas como não me senti muito satisfeito resolvi voltar para a void #forever mas quando instalo ela, a rom nao acha sinal, alguem pode me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  14. Vinícius
    Seu problema é simples de resolver, é só passar um arquivo via Flash no recovery. Deixa eu chegar em cada que já te passo o link. Estou postando pelo p500.

    ResponderExcluir
  15. Ok Alexandre fico no aguardo do arquivo entao, obrigado. =D

    ResponderExcluir
  16. Vinicius

    Opa cara, desculpe a demora

    Você tem Custom Recovery?

    Apenas passe esse arquivo via flash zip e veja se resolve seu problema.

    http://www.multiupload.com/R9CEDO2HS9

    ResponderExcluir
  17. MEU PC NÃO ACHA O P500 QUANDO CONECTO O USB NO PC. MESMO COM TOGGLE. E AGORA?

    ResponderExcluir
  18. Alexandre, passei seu arquivo e funcionou corretamente, o sinal voltou e estou usando normalmente, mas não consigo entrar mais na internet, lembro que a primeira vez que eu instalei o #void forever tudo estava funcionando perfeitamente, depois que instalei o stockrom 2.3 que começou esses problemas, ele acha as apns, mas não salva, mesmo tentando colocar manualmente, qnd eu salvo não aparece na lista. Sabe alguma solução? Se eu instalar a Stock2.2 e dai instalar #void forever será que consigo acessar a rede sem nenhum patch, igual da primeira vez que instalei a #void?

    ResponderExcluir
  19. Instalei o Kernel Paolo e depois instalei a rom (AGA-ROM)... pode dar algum problema ? ou a ordem de instalação não altera nada ? Outra pergunta, na hr que vai instalar a rom tem que criar uma partição no sd, se eu trocar de sd como fica ? Tenho que instalar a rom de novo e fazer a partição de novo?
    Obg.

    ResponderExcluir
  20. Renan

    Você sempre deve instalar primeiro a Custom Rom e só depois a kernel. No seu caso, não teve problema porque a AGA ROM já vem com a kernel Paolo nativa e ela substituiu a sua que havia sido instalada anteriormente.

    Se você trocar de SD tem que particionar de novo e deixar a partição igual estava no outro sd (tamanho, ext). Caso contrário vai ter conflitos com o aplicativo que move os arquivos.

    Toda Custom Rom precisa de um sd particionado para funcionar corretamente. Mas se ele já estiver particionado, não precisa particionar de novo para trocar de Rom, apenas faça os "wipes".

    ResponderExcluir
  21. Boa noite vc sabe me dizer se tem como consertar o problema da HandyCalc pois a minnha assim que eu atualizei o android para 2.3.3 parou de funcionar

    Se nao tiver como consertar tem como eu fazer um downgrade para a antiga ? pois eu preciso muito desta calculadora !

    Abraços,

    ResponderExcluir
  22. Mano como que eu faço pra turbina meu cpu do p500h? almenta de 600 pra 629 ja estou com o aparelho no modo root e Custom Recovery eu só quero agora e aumenta a freguência da cpu do meu p500.

    ResponderExcluir
  23. miguel é so tu baixar o programa setcpu http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=505419 e editar os overclok e nao esquece que o melhor é 729mhz se passar disso corre muito risco de vc ganhar uma gril no lugar do celular tunado
    e alexandre por favor cara posta em algum servidor a firmware original do p500h "Firmware 2.2.1 Froyo Oficial V10a (PT-BR)" por favor eu formatei meu pc e foi junto meu backup da firmware original agora como estou com a Firmware 2.3.3 gingerbrake Oficial V20a (PT-BR)
    nao estou muito satisfeito com o 2.3 preciso voltar pro 2.2 e nao tenho o orginal eu sei que perco a garantia mais nao estou preocupado com ela por favor vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  24. Deu pepino no meio da instalação. Por algum motivo o PC não reconhece o SD card no meio do processo (isso com o USB-MS Toggle ligado) e daí não dá pra proceder. Tem alguma ideia do que seja isso?

    ResponderExcluir
  25. E ai galera, tudo bem? Então, instalei a custom Rom "miuigen71_thunderg-ota-eng.doktornotor-0.666", porem meu chip não dá sinal... Ja tentei e coloquei um outro chip, continua do mesmo jeito. Alguem tem ideia do que pode ter acontecido? Obrigado. Rodrigo .... @ro_harthan , rodrigo.antonholi@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. eu instalei a custom rom GingerLOL e depois q liguei meu sinal de dados não funciona mais!!! alguem pode ajudar????? Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Rodrigo Antonholi:

    È fácil troque a baseband, eu garanto pois tive o mesmo problema, tente a 2.2, se não der certo tente a 2.3, alguma vai dar certo eu garanto.

    Siga este tuto:
    http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=167880.0

    ResponderExcluir
  28. instalei a nova versão do cyanogem mod7 mas naum consigo acessa a rede 3g, como posso resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  29. Anonimo:

    Se vc tem 0 "ApnBrasil", ligui-o. (se vc não tem baixe, configure pra sua operadora, e ultilize-o.)
    Tambem existe 1 widget chamado "controle de energia".
    Lá vc configura tudo isto wifi, 3g, tudo. E só depois de vc der permissão atraves dele, é q a rede 3g pega.

    ResponderExcluir
  30. você é o cara alexandre, ótimo blog.
    abras

    ResponderExcluir
  31. I aew
    Atualizei meu android 2.1 para 2.3 com o firnware original a lg
    Sa pra instalar o cyanogen 2.3.7 via recovery? ou tenho que voltar pra 2.1 via kdz updater primeiro?

    ResponderExcluir
  32. Caro Alexandre, prazer em falar contigo.

    Gostaria de saber o que estou fazendo de errado, pois quando tentei ligar em modo Recovery, ele ligou normalmente e ainda restaurou meu aparelho. Perdi meus app ja baixados e precisei configura-lo outra vez.
    Por favor, se puder me ajudar serei grato.

    Gilberto

    ResponderExcluir
  33. Natan:

    Pode já colocar a Cyanogen, se der problema vai ser a baseband, q é moleza instalar.(Na minha tive q colocar a baseband 2.2 pra dar sinal)

    Gilberto:

    Vc não tem custon recovery.

    ResponderExcluir
  34. Cara eu instalei uma rom certinho e eu particionei o sd... so que agora eu arrumei uma sd nova! como faço para nao perder as configurações???

    ResponderExcluir
  35. Felipe Halley (Fortaleza-CE)19 de dezembro de 2011 15:16

    Bocade baleia:

    Faça backup usando o titanium backup
    Copie a pasta para o computador.
    E coloque no novo sd.

    depois instale tudo denova pelo titanium backup

    ResponderExcluir
  36. Olá

    Como arrumo o Kernel no Android 2.3.3 Gingerbread?

    Aguardo sua resposta ....

    Obrigadooooo

    ResponderExcluir
  37. Felipe Halley (Fortaleza-CE)20 de dezembro de 2011 16:33

    Anonimo:

    http://www.multiupload.com/VC28H81C2B

    Kernel 2.3

    ResponderExcluir
  38. Porque tem que dar wip se ele apaga o recovery?

    ResponderExcluir
  39. para arrumar o kernel no gingerbread é só frazer o procedimento normal e colocar a versão do kernel 2.3?

    ResponderExcluir
  40. Felipe Halley (Fortaleza-CE)21 de dezembro de 2011 15:54

    Marcio 772:

    Não perde o recovery.

    Anonimo:

    Sim, mas no tutorial da kernel.

    ResponderExcluir
  41. Gostei muuuuuuuuuuuuuuito do seu blogguer valeu :) ai pela a ajuda...

    ResponderExcluir
  42. Ei como excluir e desativar as sincronizações do celular, é pela conta ? me ajude

    ResponderExcluir
  43. Felipe Halley (Fortaleza-CE)30 de dezembro de 2011 17:10

    anonimo:

    Desativando a sincronização.

    Menu => configurações => contas e sincronização =>Sincronização automatica(desmarque), pronto.

    ResponderExcluir
  44. aii galera se alguem poder mim ajudar ficarei muito gratoo bom instalei a rom cm7 2.3.7 mais estou com um problema no wifi quando desligo ela nao consigo ligar so reiniciando o cel e quando fico muito tempo com a wifi ligado ela perde o sinal oq eu faço alguem mim ajude por favorr
    marciogatuny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Alexandre, meu P500 é novinho, faz 3 dias que eu comprei, eu tentei liberar a root dele, como no tutorial que você ensinou mais ficou 30 minutos lá liberando a root e nada, fica parado e o aparelho não reinicia, posso saber porque isso? Obrigado :)

    ResponderExcluir
  46. Ola Alexandre se puder me ajudar ficarei grato.

    Meu aparelho é novo mas já fiz o root e já estou com o Cyanogenmod 7 2.3.7 e está tudo normal, porém quando gravo video está sem som.

    Como posso fazer ficar com som? ou o p500 não tem som na gravação de video?

    Grato.

    ResponderExcluir
  47. custom rom maior robada instalei uma nem iniciou a cianomod tive um sufoco pra restaurar minha rom original mais valeu pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imbeciloide sua não conseguiu pra que dar valeu pra esse merda filho de uma puta infeliz a meses num poe nada novo esse e um maldito um desgraçado deveria nem criar o blog só pra depois abandonar

      Excluir
  48. cara fiz todo o procedimento que vc postou passo a passo mas na hora de flashear a ROM ele fica verificando depois dá verification failed installation aborted
    podes me ajudar nessa?

    ResponderExcluir
  49. A rom CyanogenMod 7.2 RC1 pega em um lg p500h com android 2.3.3?

    ResponderExcluir
  50. amigo to precisando de ajuda instalei a versão claymod 2.3.7 e nao consigo mais fazer chamadas fica como "chamada de emergência" tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  51. cara pelo amor de Deus! tu tem como me ajudar no P500 ? pq eu mudei de kernel e agora nada no meu CELULAR funciona! tipo! só o básico do básico! estou sem usar Camera, sem ver videos! sem jogos! meu teclado só funciona Em pé! e é horrivel pq as teclas ficam pequenas ! tudo que tento abrir aparece "O aplicativo (...) parou de funcionar inesperadamente. Tente novamente " se vc souber me ajudar eu agradeço cara! vlw? abrço
    meu email: bittencourt.vanp@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Ajuda por favor..segui um tutorial ...instalei e tudo o cyanogenmod 7.1.0 e agora quando ligo o celular fica em uma setinha azul rodando com um androidzinho em um skate e trava ai..O que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive o mesmo problema, se alguem tiver eu resolvi entrando no recovery, fui em wipe e depois mandei fazer tudo que tem dentro do wipe menos o wipe all data e wipe SDCard...
      Após fazer todos os wipe volte em flash zip e passe a zip do seu mod novamente que deve funcionar...
      Pra mim resolveu... abrasss

      Excluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Aeeeww Galera ajuda aee..to com o mesmo problmema do MateusBH...
    se alguem souber ajuda por favor.
    tambem não consigo entrar em Custom Recovery.. Espero ajuda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tive o mesmo problema, se alguem tiver eu resolvi entrando no recovery, fui em wipe e depois mandei fazer tudo que tem dentro do wipe menos o wipe all data e wipe SDCard...
      Após fazer todos os wipe volte em flash zip e passe a zip do seu mod novamente que deve funcionar...
      Pra mim resolveu... abrasss

      Excluir
  55. Felipe Halley (Fortaleza, CE)15 de maio de 2012 07:14

    Já Saiu atualização da cyanogen 7.1

    é a Cyanogen 7.2

    => http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=228257.0

    Testada e aprovada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve para o P500H ?

      Excluir
    2. eu coloquei no meu ficou dez o unico problema é que não consigo ver os meus contatos do meu cartão sim se alguém puder me ajudar eu agradeço

      Excluir
  56. como faço mudei a minha custom rom do meu p500 cianogen 7.2 ficou muito dez a unica coisa que não consigo é ver meus contatos no meu sim oque posso fazer para resolver isso vc pode me ajudar.
    se tiver uma solução me de uma luz .
    Desde ja parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  57. Gelera alguem pode me ajudar, O meu android, não abre mais o discador, fala assim: Desculpe: O processo android.process.acore parou inesperadamente. Tente novamente. E foi de uma hora para outra

    ResponderExcluir
  58. Estraguei meu celular instalando uma rom Ajuda?

    ResponderExcluir
  59. Olá Alexandre, excelente blog, na minha opinião o mais útil na net dos que vi até agora.
    Já ataulizei meu android via atualização da LG mesmo, agora sou root, já fiz o backup via recovery, particionei o SD, e usei o Titanium, tudo bonitinho até agora.
    Tenho uma dúvida: posso instalar o Cyanogem usando a minha CustomRecovery ao invés da recovery do Cyanogem? Se não posso instalar por cima da que instalei?
    como já movi os apps para o cartão SD, depois de instalar a cyanogem terei que refazer todo processo?
    E última agoiniante dúvida como fazer para saber quais apps ou serviços do Google são fundamentais para o funcionamento do meu amado P500?
    Você sugere outra ROM? Não tenho grandes problemas com o Android original, mas começo a perceber alguma lentidão em alguns aplicativos!

    Que realmente Deus te abençoe neste trabalho e dê prosperidade e saúde na sua vida!

    ResponderExcluir
  60. Meus parabéns, pois seu post é super simples e em linguagem que se pode entender e executar os procedimentos sem problemas!!!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  61. ei alexandre na hora pra eu cria partição no meu cartao sd vai apaga tudo que tem no meu cartao?

    ResponderExcluir

Se você tem duvidas, certifique-se de que procurou bem as respostas antes de postá-las nesse espaço. Algumas são respondidas nos tutoriais desse Blog, outras com pesquisas simples no Google. Nesses casos, eu simplesmente irei "ignorá-las".